segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cordyceps sinensis --- Cogumelo Lagarta

O Cordyceps sinensis era um cogumelo comestível raríssimo utilizado na China e no Tibete desde os tempos mais remotos. Crescia como parasita de alguns vermes. Hoje, cultiva-se em cepas vegetais, embora o cultivo continue a ser muito delicado. 



 Hoje, cultiva-se em cepas vegetais, embora o cultivo continue a ser muito delicado. Na China, costumava ser reservado ao imperador e à sua família como estimulador sexual, e só nos anos 1990 é que chamou a atenção quando os resultados excepcionais dos atletas chineses foram atribuídos ao C. sinensis.


Diversos estudos comprovaram os seus efeitos na melhoria do desempenho físico.



O cogumelo actualmente cultivado na China tem uma eficácia igual à do Corcypes selvagem.
A imprensa médica relata numerosos ensaios clínicos mostrando os seus efeitos muito benéficos como antitumoral, antioxidante e imunoestimulante.


São atribuídas propriedades imunoestimulantes, antitumorais e antibacterianas a este cogumelo, especialmente devido ao C. sinensis, ao Ophicordin e à Galactomana.
A actividade das células NK (células naturais assassinas) é aumentada, os macrófagos e o sistema imunitário são estimulados e a fibrose do fígado, provocada pela colestase (diminuição ou interrupção do fluxo da bílis) pode ser evitada.


Na Medicina Tradicional Chinesa diz-se que o C.sinensis possui propriedades de fortalecimento dos pulmões e dos rins assim como de tonificação do Qi e do Yang. Ele acalma emoções e evita mucos e sangramentos. Também actua como um regenerador do sangue e fortalece especialmente a energia sexual.


O Cordyceps sinensis é aplicado com sucesso no tratamento de fadiga, cancro, reumatismo, doenças respiratórias, inflamações, insónia e menstruação irregular. Para além disso, também melhora a oxigenação do sangue.

Utilização tradicional:
- Antioxidante
- Estimulador sexual masculino
- Libido masculina e feminina
- Imunoestimulante. Tónico geral.
- Eliminação das toxinas e substâncias radioactivas; aumenta a actividade dos fagócitos e dos macrófagos.
- Estimulador do fígado e dos rins.
- Cansaço instantâneo e cansaço generalizado.
- Músculos e resistência, aumenta a energia celular.
- Sistema respiratório
- Regulação do colesterol
- Aumento do fluxo sanguíneo.
- Estimula a assimilação do oxigénio pelo sangue.
Outros estudos: óptimos resultados foram observados na acção contra o cancro.
Contra-indicação: nenhuma conhecida
Possíveis efeitos colaterais: náusea, boca seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário