segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pleurotus ostreatus --- Shimeji Preto - Cogumelo Ostra

Shimeji-preto (Pleurotus ostreatus) é um cogumelo comestivel do gênero Pleurotus sp., cultivado no Brasil a partir de 1990. Outros nomes comerciais da espécie são: hiratake, caetetuba ou cogumelo-gigante. O shimeji-preto é um cogumelo que pode ser encontrado praticamente no mundo todo, sendo freqüente também nas matas brasileiras, é reconhecido por possuir sabor e aroma pronunciados.
O shimeji-preto é nutritivo, rico em proteinas, contendo em relação à matéria seca 18.7% de proteínas, com onze aminoacidos . Tem também princípios medicinais já relatados na literatura científica, incluindo as beta-glucanas em quantidade similar à encontrada em Agaricus blazei (polissacarídeos são comuns a todos os cogumelos pois fazem parte da parede das hifas) e compostos de baixo peso melecular, tais como a Lovastatina (auxiliar em terapias de cardiopatias) e inúmeros compostos hidrossolúveis polares, de média polaridade e apolares, incluindo os derivados do ergosterol.
A produção do shimeji-preto é feita em composto orgânico à base de serragem, farelo de arroz e/ou trigo e/ou soja, onde primeiramente é feita uma hidratação da mistura e a correção do pH por meio de calcário na seqüência é feita uma esterilização para eliminação de concorrentes e depois a “semeadura” do fungo. O produto fica em repouso (corrida do micélio) por um período de tempo (75 dias) em local fechado e climatizado a 15 °C até o aparecimento dos frutos e sua colheita. Este processo também é conhecido como cultivo axênico.
Estes cogumelos podem ser conservados por 10 a 15 dias em refrigerador (4 °C). Geralmente, são embalados em bandejas de isopor (200g), recobertos por filme de PVC, ou em pequenas caixas de papelão. O Cogumelo in natura é muito mais sadio, pois não leva nenhum agente de branqueamento e conserva muito mais o seu sabor original.

O shimeji-preto pode ser preparado em sopas, molhos, saladas, refogados, marinados e até empanado. Pode ser preparado de modo parecido ao da carne.
Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais.

Projeto para a formação de grupos de produtores auto-sustentáveis.Sítios, Fazendas, Eco vilas e Comunidades Alternativas...Participe!!!!!!!!!


brunocmneto@hotmail.com

brunocmneto@micobras.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário